COMITIVA DA EXPOIJUÍ/FENADI 2018 REALIZA VISITAS NA CAPITAL GAÚCHA

Nos dias 8 e 9 de maio representantes da União das Etnias de Ijuí (UETI) e da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) estiveram em Porto Alegre para fortalecer relacionamentos, encaminhar convites formais para as autoridades do estado e divulgar a EXPOIJUI/FENADI 2018.

Com extensa programação na capital gaúcha, a comitiva formada por Nelson Casarin (UETI), Ricardo Santiago (ACI) e o produtor cultural Francisco Roloff, teve a oportunidade de promover a feira estreitando as relações de cordialidade, cooperação e empreendedorismo exibidos, sempre, no evento.

O primeiro compromisso foi uma visita a sede da empresa Ouro e Prata, parceira de longa data da EXPOIJUÍ/FENADI, que afirmou sua intenção de seguir contribuindo com o evento e, neste ano, participar também como expositora.

Após este compromisso a comitiva reuniu-se com Diretor de crédito do Banrisul Oberdan Celestino de Almeida que, em recepção aos representantes da EXPOIJUI/FENADI 2018, manifestou grande admiração à comunidade ijuiense, destacando a importância da exposição-feira para o desenvolvimento da região noroeste. Na ocasião o Diretor Oberdan, manifestou na ocasião seu compromisso de “não medir esforços para garantir a participação do Banco do Estado do Rio Grande do Sul neste importante evento”.

Seguindo o cronograma de reuniões a comitiva rumou para a sede da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, onde reuniu-se com o Diretor-Presidente Flávio Ferreira Presser. De acordo com Presser, não há dúvidas quanto a importância da feira para o desenvolvimento da região e, portanto, a parceria entre a empresa pública e a EXPOIJUÍ/FENADI 2018 será mantida com certeza.

Ao fim da tarde uma reunião com o representante da região sul do Ministério da Cultura, Álvaro Franco, proporcionou importantes esclarecimentos sobre ajustes e possibilidades nos projetos de renúncia fiscal.

O segundo dia de compromissos na capital gaúcha iniciou com uma breve visita ao Secretário Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vitor Hugo Alves da Silva e ao Secretário Adjunto da Cultura, André Kryszczun. O secretário reforçou seu desejo de estar presente durante as programações da EXPOIJUÍ/FENADI, além de manifestar seu contentamento em relação ao avançado andamento das obras da sede da UETI.

Na Assembleia Legislativa do Estado a comitiva foi recebida pelo Presidente da Casa, Marlon Santos, além dos Deputados Gerson Burmann, Ernani Polo e a assessoria de gabinete do Deputado Pedro Westphalen. Os parlamentares manifestaram seu apoio a feira e comprometeram-se em auxiliar no fomento e divulgação do evento e, também, na captação de empresas expositoras.

Após os compromissos na Assembleia Legislativa, a comitiva, acompanhada do Deputado Gerson Burmann, foi recebida no Palácio Piratini pelo Governador do Estado, José Ivo Sartori. Na oportunidade foram apresentadas as fases de construção da Sede da UETI, o andamento do projeto que propõe a cidade de Ijuí como Capital Nacional das Etnias, além do convite oficial para a Cerimônia de Abertura da EXPOIJUÍ/FENADI 2018, no dia 11 de outubro no Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burmann de Ijuí.

O governador expressou sua satisfação pelo convite e sua admiração pelo empenho e dedicação que os organizadores da feira e a comunidade de Ijuí, emprestam ao fomento da cultura, do desenvolvimento e do empreendedorismo da região.

“A EXPOIJUI/FENADI é, sem dúvidas, uma grande incentivadora para o desenvolvimento dos setores da indústria, do comercio, dos serviços, da cultura e do agronegócio na região noroeste do Rio Grande do Sul. É um orgulho para o Governo do Estado poder participar deste evento e colaborar com os projetos que, certamente, farão desta região uma referência nacional em cultura e desenvolvimento”.

A comitiva retornou para Ijuí trazendo na bagagem votos de sucesso e a certeza do compromisso cumprido.