Italianos promovem 18ª Festitália

Na última sexta-feira, 16 de agosto, teve início a 18ª Festitália, promovida pelo Centro Cultural Regional Italiano de Ijuí.

A programação iniciou com o 16º Concurso de Vinho Artesanal com o intuito de valorizar os produtores locais. O Concurso contou com 55 amostras de vinhos tintos e brancos, de produtores de Ijuí e região. Os avaliadores analisaram a coloração, acidez, aroma, qualidade, corpo, persistência, sabor, entre outras características dos vinhos.

Os ganhadores receberão a premiação no primeiro domingo da ExpoIjuí Fenadi, na Cantina Dei Noni.

Ganhadores dos vinhos tintos:
1º lugar – Cércio Heuser
2º lugar – Ivo Wazlawich
3º lugar – Moacir Tomasi
4º lugar – Anselmo e Catarina Canal
5º lugar – Alcevir Tissot

Ganhadores dos vinhos brancos
1º lugar – Alcevir Tissot
2º lugar – Vlademir Megier
3º lugar – Luiz Megier
4º lugar – Irica Wazlavich
5º lugar – Vilmar Neuberger

Já no dia 18 de agosto, o CECRI realizou uma missa na Igreja São Geraldo, alusiva às comemorações dos 144 anos da imigração italiana e aos 32 anos da fundação da etnia. O Grupo de Canto Bel Vivere, esteve presente realizando os cantos durante a missa.

A programação da Festitália ainda contou com a comemoração dos 25 anos do Programa de Rádio Italiano, no dia 19 de agosto, que vai ao ar todo sábado, a partir das 8h, na Rádio Progresso de Ijuí. O programa busca levar uma mensagem de alegria à comunidade, por meio de músicas, notícias, entrevistas e muito bom-humor.

A 18ª Festitália encerra no próximo sábado, 24 de agosto, com o 3º Jantar Italiano e 1ª Noite Cultural, a partir das 20h, na Casa Italiana no Parque de Exposições Wanderley Burmann. As fichas para o jantar estão à venda, no valor de R$ 40,00, com os integrantes dos grupos de danças e do Centro Cultural.