Núcleo Regional de Cultura Japonesa é criado na Expoijuí/Fenadi 2017

Na tarde deste domingo, 22, em reunião realizada na Sala da Cultura, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, foi apresentada a Carta de Intenções para criação do Núcleo Regional de Cultura Japonesa em Ijuí.

 

Participaram da reunião o presidente da União das Etnias de Ijuí e Fenadi, Nelson Casarin, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ijuí e ExpoIjuí, Nilo Leal da Silva, o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, o produtor cultural da ExpoIjuí-Fenadi, Francisco Roloff, a integrante da Federação de Coletividades de Oberá – Missiones – Argentina, Estela Maris Mielniczvk, o vice -presidente da ACI, Eider Ravison, o vice-presidente da UETI/Fenadi, Jonas Sala, as representantes do Departamento Cultural da UETI, Dolair Callai e Noeli Baldissera e os descendentes diretos das famílias Asada, Okajima e Hayashi.

Na ocasião, os descendentes japoneses firmaram a intenção de ingressar de forma oficial na Festa Nacional das Culturas Diversificadas – FENADI, com o apoio das entidades realizadoras.  A proposta foi bem acolhida pelos participantes e ficou o compromisso das entidades de prestar todo o apoio para a concretização desse projeto. Ficou definido que no próximo ano será lançada a pedra fundamental de um projeto que pretende desenvolver a Casa de Cultura Oriental no Parque de Exposições.  “Dando prosseguimento a um projeto de nossos pais hoje lançamos a semente deste sonho”, declarou Mateus Asada e Janni Okajima Santiago, idealizadores do Núcleo.