Comunidade prestigia Desfile das Etnias

Muita história e cultura marcou a tarde de domingo em Ijuí

O 12º Desfile Étnico Cultural Arte e Folclore ocorreu no último domingo, 26 de agosto, levando milhares de pessoas a Praça da República de Ijuí para prestigiar as histórias de cada etnia.

Com a temática “Memória Afetiva”, as 12 etnias mais a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha apresentaram ao público subtemas que abordaram personalidades importantes, personagens históricos e ícones de seus países de origem.

O Desfile iniciou com a participação das bandas marciais do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (IMEAB) e do Colégio Sagrado Coração de Jesus. As bandeiras dos 32 povos que colonizaram o munícipio de Ijuí foram conduzidas abrindo a participação das etnias, juntamente com o carro das embaixatrizes e o Trem da História.

As 13 entidades encantaram o público presente ao longo do percurso, apresentando as histórias da sua cultura. A Etnia Japonesa, criada no ano passado durante a ExpoIjuí Fenadi, fez sua primeira participação no Desfile Étnico, sendo um dos destaques dessa edição. Os integrantes japoneses também fizeram um cumprimento aos membros do palanque oficial, como sinal de respeito e gratidão a União das Etnias de Ijuí pelo acolhimento de sua cultura.

Os carros alegóricos, adereços e acessórios de cada entidade foram produzidos, novamente pela equipe de cenógrafos, vindos de Parintins/AM, e figurinistas profissionais de Porto Alegre. A equipe contratada se empenhou em fazer cenários e figurinos que resgatasse a história contada por cada Centro Cultural.

O Desfile foi promovido pela União das Etnias e Prefeitura Municipal de Ijuí, tendo como financiadores, Pró-Cultura e Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. O evento foi planejado Impacto Planejamento Cultural e tem como patrocinadores a Cotripal, Deltasul e Fonte da Ilha.