Programa "Aproximando Nações"

O Programa Aproximando Nações foi criado com o objetivo principal de utilizar de um meio de comunicação de massa para aproximar da comunidade ijuiense e também da região do Movimento Étnico de Ijuí, que foi iniciado em 1987 e se mantém até os dias de hoje tendo 12 Etnias envolvidas e mais a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha – ATQG representando a Cultura do Rio Grande do Sul.

Além da aproximação com a população o objetivo secundário do Programa é a valorização do trabalho desenvolvido pelas entidades que formam a União das Etnias de Ijuí, apresentando além de informações históricas e culturais, a sua organização interna, valorizando suas atividades e seus integrantes, e realizando o incentivo para entrada de novos participantes.

Deste o início do Movimento Étnico em Ijuí, diversas Entidades Étnicas tiveram por iniciativas própria ou fomentadas pela organização do movimento, a busca de espaços dentro dos meios de comunicação, esses espaços foram conquistados e muitas etnias realizaram programas de rádio ou escreveram colunas para jornais da cidade, ainda hoje etnias mantem esse trabalho se aproximando da população que tem esses contatos como referência se identificando e simpatizando com a cultura apresentada.

No ano de 2013 a partir da ideia da Presidência da União das Etnias foi lançado o desafio de reavivar um programa radiofônico em que todas as

entidades tivessem participação e pudessem apresentar aos ouvintes mais sobre a cultura, gastronomia, folclore e outras características das nações que representam.

Iniciou-se assim em 11 de maio de 2013 o programa que foi batizado como “Aproximando Nações”. Em sua primeira edição nos estúdios da Rádio Repórter de Ijuí sob a locução de Chico Roloff, foi realizado um programa institucional contando com a presença do presidente da UETI, Nelson Casarin, o Prefeito de Ijuí (na época), Fioravante Batista Ballin e o Professor Adelar Baggio, um dos mentores do Movimento Étnico em Ijuí.

Desde o dia 11 initerruptamente o programa tem ido ao ar e já teve como contribuição os âncoras Francisco Miron Roloff, Ceres Avila, Mateus Homercher de Almeida e Daiana Dal Ros, e hoje é coordenado e conduzido por Bruno Vargas, Élcio Ceratti Júnior, Kelli Simone Silva, Luciana Schmidt e Leandro Schmidt, além da participação das 12 Etnias e da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha.

Acompanhe o Programa:

Todos os sábados das 14h30min às 15h30min na Rádio Repórter de Ijuí (FM 93,9)

Online: www.gruporeporter.com.br

Fanpage do Programa Aproximando Nações

Âncoras e Coordenações do Programa: Bruno Vargas, Élcio Ceratti Junior, Kelli Simone Silva, Luciana Schmidt e Leandro Schmidt

Realização: União das Etnias de Ijuí – UETI e Rádio Repórter de Ijuí

Etnias

Afros

Centro Culturais Herdeiros de Zumbi

Alemães

Centro Cultural 25 de Julho Ijuí

Árabes

Casa de Cultura Árabe de Ijuí

Austríacos

Centro Cultural Austríaco de Ijuí

Espanhóis

Centro de Cultura Espanhola

Gaúchos

Associação Tradicionalista Querência Gaúcha