Desfile Étnico-Cultural ocorre no próximo domingo

No próximo domingo, dia 26 de agosto, ocorre a 12ª edição do Desfile Étnico-Cultural Arte e Folclore. A programação deste ano tem a temática Memórias Afetivas, em que as 12 etnias mais a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha, trazem a história de figuras, personagens e ícones ilustres de seus países de origem.

O tradicional evento inicia às 15 horas, e ao contrário de anos anteriores, será realizado na Rua 15 de Novembro. O Carro das Embaixatrizes, juntamente com as bandeiras e mascotes de cada etnia abrem o desfile. Em seguida a Etnia Portuguesa iniciam o percurso contando ao público as aparições de Nossa Senhora de Fátima e o Milagre do Sol.

Os suecos trazem como temática a Vida e Obra de Alfred Nobel, criador do famoso prêmio. Já os espanhóis, contam sobre o famoso pintor e escultor surrealista Salvador Dalí. Na sequência, a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha, traz a famosa Lenda de Sepé Tiaraju para a avenida. Rainha Ginga, é a temática escolhida pela etnia afro, uma escrava que se tornou admirada e respeitada pelos portugueses.

As histórias infantis também pretendem encantar o público. Dando continuidade ao Desfile, a etnia italiana traz como temática a história do Inesquecível Pinóquio, já os árabes contam a verdadeira história de Aladdin e a Lâmpada Mágica, encontrada na Caverna das Maravilhas. Kaguya Hime, a princesa de bambus flexíveis espalhando luz, foi a história escolhida pela etnia japonesa, que neste ano faz sua primeira participação no Desfile Étnico.

Em seguida os alemães trazem a conhecida história dos irmãos Grimm, Branca de Neve e os Sete Anões. “A Rosa de Turaida: Uma lenda ou uma história de amor” foi o tema escolhido pela etnia leta. Logo em seguida, o lendário navio fantasma Holadês Voador, ganha a avenida através da etnia holandesa.

Chegando ao fim do Desfile, a etnia austríaca pretende encantar o público com a Flauta Mágica de Mozart, uma ópera que remonta aos tempos do iluminismo e da evolução do homem. Encerrando o evento a etnia polonesa traz a lenda do Dragão de Wawel, uma terrível criatura que habitada a cidade de Cracóvia.

O Desfile Étnico-Cultural Arte e Folclore é realizado pela União das Etnias e Prefeitura Municipal de Ijuí, tendo como financiadores, Pró-Cultura e Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. O evento é planejado Impacto Planejamento Cultural e tem como patrocinadores a Cotripal, Deltasul e Fonte da Ilha.