CENTRO DE CULTURA NATIVA PIAZITO CARRETEIRO

Durante o ano de 1977, um grupo de estudantes da escola Cenecista Soares de Barros, conversavam sobre a formação de um grupo folclórico na escola. Em 17 de setembro do mesmo ano, sob coordenação do casal Wilson e Suzana Gehn, surge o Grupo Folclórico Piazito Carreteiro.

Em abril de 1987, sob o registro de número 559 do Movimento Tradicionalista Gaúcho o grupo passa a se chamar Centro De Cultura Nativa Piazito Carreteiro. Foram três anos de intenso trabalho envolvendo toda a comunidade ijuiense, poder público e entidades coirmãs. A Construção foi concluída no ano de 1999, com aproximadamente 800,00 metros quadrados de área construída. Em 2008, iniciou-se a ampliação da sede da entidade, uma vez que a mesma era pequena para acomodar o seu grande número de associados e amigos.

Mesmo direcionando todas as atenções para a conclusão das obras, a patronagem, através de seu departamento artístico e cultural, em nenhum momento esqueceu que a vida de uma entidade tradicionalista está na representação da mesma através da arte e cultura, mantendo assim o apoio total as invernadas artísticas de todas as modalidades, participando de eventos artísticos da região e do estado.

Anualmente são realizados concursos internos de prendas e peões, proporcionando a participação em seminários estaduais, bem como concursos da região e encontros regionais. O CCN Piazito Carreteiro, através de suas prendas, realiza projetos culturais e artísticos, levando aos alunos um pouco da cultura de nossos antepassados, com indumentárias, brincadeira, culinária, etc.

Nos anos de 1978,1979, 1980 e 1984 as invernadas artísticas realizavam viagens pelo Brasil, visitaram cidades como o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, onde foram recebidos na Câmara dos Deputados e também pelo exterior, divulgando o folclore e a cultura gaúcha, através da dança, do chimarrão e do verdadeiro churrasco gaúcho.

A primeira Prenda Adulta a representar a entidade foi a Srta. Adalcy Bazzan no ano de 1977 a 1978, em 1980 a 1981 Tânia Santos em, 1981 a 1982 Angélica da Silva, seguidas de muitas outras prendas que conquistaram títulos regionais e estaduais, destacando-se Angélica da Silva Primeira Prenda Adulta da 9ª Região Tradicionalista e Segunda Prenda Adulta do RS, Lara da Silva, Primeira Prenda Mirim da 9ª Região Tradicionalista e Segunda Prenda do RS.

Atualmente fazem parte da gestão regional da 9° RT como 3° Prenda Juvenil: Rainá Dornelles Padoin e como 3° Prenda Mirim : Pietra Dornelles Padoin.

Atuais Prendas e Peões da Entidade:

1ª Prenda Adulta – Vitória Leal Heidrich                2ª Prenda Adulta – Eduarda Rafaela Pontes dos Santos

1ª Prenda Juvenil – Amanda Cezimbra                  2ª Prenda Juvenil – Yasmin Knopp                          3ª Prenda Juvenil – Eduarda Pires Fagundes

1º Guri – Bruno Rafael Nigolino                             2º Guri – Eduardo Rafael da Silva

1ª Prenda Mirim – Isadora Keller Ceolin                 2º Prenda Mirim – Yasmin Pastorello                                 3° Prenda Mirim – Cintia H. Stumpf

Atual Patrão da Entidade SrGelvane Aguiar Souza e Flavia Leal.

Lema:  “Não é por pequeno que o piazito não possa tocar a carreta.”