CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS CLUBE FARROUPILHA

Lema: “Pelo Rio Grande como Ele é”

O CTG Clube Farroupilha nasceu do idealismo e da força de vontade de um grupo de ijuienses, liderados por Laureano de Medeiros; a primeira aparição pública aconteceu no desfile de 7 de setembro, em 1942, desfraldando a velha bandeira da Revolução Farroupilha. Decidido a preservar os ideais farroupilhas, a cultura, as músicas, as danças, as tradições e os usos e costumes rio-grandenses, em alguns meses, estes homens reúnem-se em assembleia, e, no dia 19 de outubro de 1943, Laureano de Medeiros formaliza a fundação do Clube Farroupilha, registrando sua existência em cartório.

Em 1952, são criados o Departamento Cultural e a Invernada de Danças Tradicionais. Em 1955, é eleita, pela primeira vez, a 1ª Prenda, Clarice Glashcester, através da venda de votos, angariando fundos para construir a tão sonhada sede social, já que as reuniões e ensaios aconteciam no salão São Luiz e algumas vezes no Clube Ijuí.

Em 1955, sedia o III Congresso Tradicionalista, realizado na Sociedade Ginástica. Neste mesmo ano, o prefeito Lothar Friedrich doa uma área de terra, próxima ao rio Potiribu, onde é palanqueada a primeira sede campestre, destruída em um incêndio de 1960, sendo a segunda sede inaugurada no local onde hoje se encontra, pelo patrão José Fagundes de Mello.

Em 20 de setembro de 1957, o Piquete Farroupilha, composto por 13 cavaleiros liderados pelo Capitão Laureano, desfila em Porto Alegre, sendo esta façanha divulgada pela imprensa da época, engrandecendo os ijuienses e o Clube Farroupilha. Foi em 1959 que passou a usar a sigla CTG à frente do nome, conforme as normas emanadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho. A sede atual foi idealizada pelo patrão Aldo Azambuja e concluída pelo patrão Breno Weber, em 1990.

No dia 19 de outubro próximo, o CTG Clube Farroupilha estará completando 73 anos de uma existência ativa, plena em participação no tradicionalismo gaúcho e na sociedade local e regional, através de seu Departamento Campeiro (incluindo duplas e trio de bocha), das Invernadas Artísticas e do Departamento Cultural, através da conquista de importantes títulos de prendas, dentre os quais destacamos as Estaduais, como Angélica Rosecler da Silva e Patrícia Oliveski,  que conquistaram os títulos de 1ª de Prenda do Rio Grande do Sul. Outras faixas foram conquistadas por Miriam Almeida 2ª Prenda juvenil; Laís Gasparotto Jalil, 2ª Prenda Juvenil; Tassiara Baldissera, 3ª Prenda Juvenil; Giovana Jaskulski Gelatti, Daiana Dal Ros conquistou o título de 3ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul.

Vários patrões do CTG Clube Farroupilha destacaram-se como coordenadores Regionais e Conselheiros do MTG. Atualmente o CTG Clube Farroupilha tem como Patrão Sr. Altemir Thomé da Rosa, 1° vice patrão Fabiano Siqueira e 2° vice patrão Flávio Fagundes.

Departamento Campeiro: Edemar José Gói

Departamento Cultural:  Fernanda Giacobbo e Osmar Sarturi

Invernada Cultural 2015/2016

Bonequinhas de Galpão: Lara Inocêncio Asmann; Rafaella Basso Bilibio e Maria Augusta Ames

Prenda Dente de Leite: Anita Goi; Manuella Duschamann e Laura Reny Costa de Moura

Piazito de Galpão: Heitor Kamatscheck Rowe; Vicente de Souza Schwancke e Téo Oiczentask

Piazito Dente de Leite: Pedro Heck; Tarcísio Thomé; Gustavo Inocêncio Asmann; Jean Gustavo de Lara; Lorenzo Kruguer Ott e Nicolas Gabriel Cassol

Piazito: Frederico Ames e Kaike Schwancke

Piá Farroupilha: Jhenison de Lara e Lucas Fernandes

Guri Farroupilha: Victor da silva

Peão Farroupilha: Vinicius Acosta Trindade

Prenda Mirim: Gabrieli Manchini Sulzbach

Prenda Juvenil: Maria Luiza Hermanny de Morais; Camila Fernandes Conquistou o título de 3ª Prenda Juvenil da 9ª RT em julho deste ano e Vitória Dias

Prenda Adulta: Marceli Oliveira Valério. Conquistou o título de 3ª prenda da 9ª RT em julho deste ano.

Prenda Veterana: Patrícia Ames; Mônia Peripoli Dias e Anita de Lara.

Prenda Xirua: Roselaine Hermanny; Maria da Graça Luiza Zambon Muller e Lídia Fernandes

Prenda Xirua de Honra: Eurema Acosta

Peão Veterano: Glênio Ames; Fabio da Rosa e Daniel de Moura

Peão Xiru: Jose Luis Fernandes