CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS QUERÊNCIA XUCRA

Lema: “Da ideia de um povo que luta nasceu o Querência Xucra! ”

A entidade surgiu através do interesse de alguns tradicionalistas em preservar, difundir e resgatar os valores morais, éticos e culturais do povo gaúcho. Uma mateada, realizada no Bairro Independência, deu o pontapé inicial para a formação desta importante e valorosa entidade de cunho tradicionalista. Os gaúchos deste ponto da cidade se levantaram e ali construiu-se um grande legado para as futuras gerações, o CTG Querência Xucra!

Em 16 de setembro de 1994, com uma grande festa, foi inaugurada a sede social desta entidade, com 420m, na esquina das ruas José Capssa com Pedro Idalêncio.

O CTG Querência Xucra sempre se destacou nas atividades de cunho tradicionalista em Ijuí e região, pela responsabilidade e compromisso que sempre tratou a cultura deste povo. O primeiro patrão foi José Octavio Fiorin juntamente com Ari Herrmann, José C. Oliveira, Mauri Fuhrir, Sebastião Oliveira, Arami Braga, Solnei Servis, Anildo Achter, Julio César Bohrer, Pedro Dezordi, entre outras pessoas.

A patronagem do Querência Xucra, gestão 2012/2016 que irá conduzir essa entidade, resgatando e difundindo os valores morais, éticos e culturais do povo gaúcho, está assim conduzida pelo Patrão: Delmar Dezordi.