A Epopéia Ijuhy 2016

Neste ano, a Epopéia Ijuhy teve uma mudança na sua forma de atuação. Saindo do espaço da “Estação Ijuhy” e indo para as ruas do Parque de Exposições, a equipe trouxe uma nova abordagem, baseada em esquetes teatrais, apresentava um descendente de imigrante envolto em suas memórias, por meio da poesia, ludicidade e o folclore.

O personagem, ao ler uma carta de jornal, passava a relembrar as estórias contadas pelo seu pai, trazendo à tona, lembranças dos primeiros períodos de imigração e a construção da Colônia Ijuhy.

O formato diferenciado teve o propósito de levar aos visitantes da feira um pouco da história de nossa cidadem através de formas surpreendentes, que chamassem a atenção de quem andava pelas ruas do Parque. Foram utilizados elementos como um palco móvel, representando os antigos caravanas teatrais de rua, e um grande baú, contendo elementos representativos de cada uma das onze etnias e da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha.

O espaço da “Estação Ijuhy – O Trem da História” abrigou ainda cenários, objetos e peças de roupas e acessórios antigos para que os visitantes pudessem registrar sua visita com fotos de época, como os imigrantes.

Já a sala de cinema Darci Padro da Rosa, uma nova edição do documentário da Epopéia foi lançada. O documentário, buscou destacar o trabalho das etnias mostrando como a cultura e o legado dos antepassados se encontram enraizados na população até hoje. Ele também é rico em detalhes que mostram o trabalho dos 30 anos de Movimento Étnico de Ijuí,destacando a união e a importância da herança cultural.

A Epopéia Ijuhy teve como tema “a Terra das Culturas Diversificadas” sendo uma das atrações especiais em comemoração aos 30 anos da Festa Nacional das Culturas Diversificadas.