Histórico

Inicialmente denominada “Entidade Tradicionalista Querência Gaúcha”, foi fundada em 13 de março de 1990, pelo então Patrão Major Maximiliano Bogo e Patrão de honra Aldo Patrocínio de Azambuja. A partir de 16 de dezembro de 2001, passou a denominar-se “Associação Tradicionalista Querência Gaúcha”, sua sede é o galpão crioulo, localizado no Parque Regional de Feiras e Exposições Wanderlei Agostinho Burmann, BR 285, Ijuí RS.

A Associação tem por objetivo a reunião das entidades tradicionalistas de Ijuí, legalmente constituídas e associadas, o desenvolvimento de atividades artístico-culturais, social, esportivo e campeiro, atendo-se ao Folclore e à Tradição Gaúcha , em suas variadas, puras e autenticas manifestações, colaborando com os poderes públicos, organismos estatais e entidades privadas em atos cívico-patrióticos e outras iniciativas que exaltem e preservem o patrimônio artístico e cultural do Rio Grande do Sul.

A Associação das Entidades Tradicionalistas de Ijuí atua sob a égide da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho, aprovada no VIII Congresso Tradicionalista em 1961, em Taquara, RS, integrada às 11 etnias, desenvolve a prática cultural durante a EXPOIJUÍ-FENADI, além de oferecer a culinária gaúcha em sua casa.

Anualmente a Associação e suas entidades promovem festas campeiras, classificatória regional, participa das cavalgadas estaduais e regionais, e a busca da Chama Crioula, promovendo a ronda cultural, com a guarda da Chama durante os “festejos farroupilhas”. Além de várias atividades culturais e artísticas em seu galpão durante o ano. Ao longo desses anos do movimento tradicionalista destacam-se vários títulos regionais e estaduais conquistados pelas entidades, com suas prendas, peões, invernadas artísticas ou campeiras. Atualmente a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha compõe sua Invernada Artística com peões e prendas dos CTGs associados, a qual representa a entidade participando de eventos culturais dentro do Parque de Exposições.

Etnias

Afros

Centro Culturais Herdeiros de Zumbi

Alemães

Centro Cultural 25 de Julho Ijuí

Árabes

Casa de Cultura Árabe de Ijuí

Austríacos

Centro Cultural Austríaco de Ijuí

Espanhóis

Centro de Cultura Espanhola

Gaúchos

Associação Tradicionalista Querência Gaúcha

E do velho mundo, deixando quimeras, Partiram na espera do recomeçar… Da saga imigrante, nós somos semente E honrar esta gente nos põe a cantar!⁠⁠⁠⁠
(Chico Roloff)

Siga nas Redes Sociais

União das Etnias de Ijuí – Copyright © 2016 – 2020. Todos os direitos reservados.