Histórico

Em 1987 após a primeira FENADI ser realizada as articulações para a formação da Etnia Afro iniciaram, e á frente do grupo se encontrava o Frei Genésio Pereira da Silva. A decisão pelo nome do Grupo Cultural foi uma tarefa difícil, mas dentre várias sugestões a entidade recebeu o nome “Herdeiros de Zumbi”, e teve o dia de fundação escolhido como o dia 20 de novembro, por ser esta a data que marca a morte de Zumbi, líder guerreirodo Quilombo dos Palmares, que lutou contra a escravidão, a favor da libertação do negro dos cativeiros e marca também, o Dia Nacional da Consciência Negra.

O Grupo Cultural Herdeiros de Zumbi tem a sua sede no Parque de Exposições, casa que segue o estilo de habitações de Dacar, no Senegal, a qual foi inaugurada ainda em outubro de 1987 e batizada de “Lar Maria Augusta”, em homenagem a uma das colaboradoras fundadoras da etnia. O anexo que hoje faz parte da casa étnica foi inaugurado em outubro de 1995.

Na área gastronômica a Etnia Afro se destaca apresentando os sabores fortes da culinária de origem africana, já incorporada ao gosto brasileiro, o frango, o azeite-de-dendê, e bastante tempero no Amalá (carne de peito de galinha e pirão de farinha de mandioca), galinha ao caldo de mancara, vaca atolada, suflê de milho, peixe frito, muqueca de oeuxe, gengibre, alho e pimenta malagueta como temperos básicos, sem esquecer os sabores fortes da feijoada, bobó de camarão e do vatapá, do pastel de camarão e do acarajé. Como sobremesas se destacam a ambrosia, o quindão, a cocada e o doce de banana.

Em 1995 foi fundado o Grupo de Dança “Charme da Liberdade” que representa a etnia em diversas atividades, além disso, o Grupo Cultural mantém convênios com entidades estaduais, federais e internacionais para a realização de suas atividades.

Etnias

Afros

Centro Culturais Herdeiros de Zumbi

Alemães

Centro Cultural 25 de Julho Ijuí

Árabes

Casa de Cultura Árabe de Ijuí

Austríacos

Centro Cultural Austríaco de Ijuí

Espanhóis

Centro de Cultura Espanhola

Gaúchos

Associação Tradicionalista Querência Gaúcha

E do velho mundo, deixando quimeras, Partiram na espera do recomeçar… Da saga imigrante, nós somos semente E honrar esta gente nos põe a cantar!⁠⁠⁠⁠
(Chico Roloff)

Siga nas Redes Sociais

União das Etnias de Ijuí – Copyright © 2016 – 2020. Todos os direitos reservados.