Sobre

Fundado em 20 de Novembro de 1987, teve seus estatutos aprovados em assembléia geral, realizada no dia 27 de Fevereiro de 1988.

Segundo os estatutos, são considerados fundadores do Grupo cultural Herdeiros de Zumbi os seguintes: José Carlos Correa, Raimundo Carvalho, Abílio Pereira, Zelina Pereira, Marli s. da Silva, Maria Augustina Ávila dos Santos, Jorge Madruga, Marcilio de Moraes Vieira, Marina Vieira Pinheiro, Verônica Vieira, Suzana Laureano, Osmar Laureano, Frei Jenésio da Silva e Maria Ely Laureano. Naquele ano, a etnia se fez presente na III Expo-Ijuí e I Fenadi, ocupando as dependências da criação do Grupo Cultural Herdeiros de Zumbi, iniciaram as obras de construção do primeiro modulo da futura sede, seguindo modelo típico da África, da região de Dacar, no Senegal, obtidos pelo Frei Jenésio Pereira da Silva.

A casa típica recebeu o nome de “Lar Maria Augusta” numa justa homenagem á dona Maria Augusta de Ávila dos Santos, uma das mais idosas integrantes da etnia e uma das fundadoras do Grupo Cultural Herdeiros de Zumbi.

Afros

Centro Culturais Herdeiros de Zumbi

Alemães

Centro Cultural 25 de Julho Ijuí

Árabes

Casa de Cultura Árabe de Ijuí

Austríacos

Centro Cultural Austríaco de Ijuí

Espanhóis

Centro de Cultura Espanhola

Gaúchos

Associação Tradicionalista Querência Gaúcha

E do velho mundo, deixando quimeras, Partiram na espera do recomeçar… Da saga imigrante, nós somos semente E honrar esta gente nos põe a cantar!⁠⁠⁠⁠
(Chico Roloff)

Siga nas Redes Sociais

União das Etnias de Ijuí – Copyright © 2016 – 2020. Todos os direitos reservados.