Grupo Folclórico Polonês Krakus

No dia 7 de janeiro de 2003, foi fundado o Grupo Folclórico Polonês Krakus, na cidade de Ijuí/RS. Grupo amador composto de jovens de diversas origens mas que sentem-se poloneses de coração. O Grupo está vinculado à Sociedade Cultural Polonesa Karol Wojtylla, que representa a Etnia Polonesa dentro da União das Etnias de Ijuí (Ueti).

O nome foi inspirado no Zespół Pieśni i Tańca AGH “Krakus”, grupo folclórico Polonês de categoria estudantil mais antigo da polônia, e que visitou o Brasil há alguns anos. Além disso o nome Krakus se inspira em um lendário principe que foi o fundador da cidade de Krakowiak, que é uma das mais antigas da Polônia, e que também construiu o Castelo de Wawel. Krakus antes de se tornar príncipe era um sapateiro, que com muita astúcia conseguiu matar o dragão de Wawel que amedrontava a população de sua cidade, desta forma pela sua coragem foi nomeado príncipe e mais tarde tornou-se Rei de Krakowiak. Para historiadores a etimologia da palavra Krak significa carvalho, uma árvore sagrada e frequentemente associada ao conceito de genealogia.

Seu objetivo principal é a preservação e a divulgação da cultura e do folclore polonês, principalmente, através da dança.O amor pela Polônia e pelo seu folclore é a causa da existência deste grupo composto de crianças, jovens e adultos que mesmo não tendo descendência dedicam o seu tempo para aprender um idioma universal, a dança. A alegria, graça e vigor são levados ao palco em cada apresentação realizada, que recebe elogios pela sua determinação, pelo amor com que representa o folclore polonês e a história dos imigrantes que fizeram deste país a sua pátria mãe.

O grupo é coordenado por César Nowaczyk Vincensi e Rosane Martins que há mais de 13 anos lideraram essa grande família pela qual mais de 100 pessoas já passaram e  aprenderam a amar a dança, a música e toda a cultura Polonesa. Hoje os integrantes fazem do grupo sua segunda família levando seus filhos maridos e esposas que juntos representam a força e continuidade deste grande grupo.

 

Apresentações e Participações Especiais:

O Krakus já realizou apresentações em diversas cidades e estados do Brasil sempre levando consigo um pouco da história da Terra das Culturas Diversificadas. Entre as principais apresentações destacam a participação no Baile de Abertura da ExpoIjuí Fenadi representando a Etnia Polonesa nos anos de 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2012 e 2014, e no ano de 2011 uma apresentação especial representando a União das Etnias de Ijuí.

    A apresentação realizada no ano de 2011 marcou a história do Grupo e da entidade representada, dando origem ao Hino da FENADI, como ficou nomeada a música apresentada. Esta apresentação foi uma  homenagem realizada aos 25 anos da Festa Nacional das Culturas Diversificadas, que por iniciativa da coordenação do Grupo, César e Rosane, realizou a representação da União das Etnias através dos seus 12 grupos e apresentou uma coreografia montada especialmente para a música “Debaixo de um manto só” composta a pedido do grupo por Chico Roloff e interpretada por ele Vânia Diel e Lauri Bussler. A homenagem foi apresentada no Baile de Abertura da ExpoIjuí Fenadi 2011 e desde então é considerado o Hino da Fenadi e vem sido representada também por outros Grupos Folclóricos dentro da UETI.

Entre as apresentações e participações especiais do Grupo destacam-se: apresentações no VI Encontro Latino-Americano de Dança em Capão da Canoa (2005); 7ª Polfest em Guarani das Missões (2006); Festa do Pinhão em Lages/SC (2006); 8ª Polfest em Guarani das Missões (2008); Festa do Pinhão em Lages/SC (2010); 9ª Polfest em Guarani das Missões (2010); 10ª Polfest Internacional em Guarani das Missões (2011); ExpoCris em Crissiumal (2011); Encontro de Grupos Alemães em São José do Hortêncio (2011); Festa das Etnias, da Cultura e do Livro em São Miguel do Oeste/SC representando a Braspol (2011); 11ª Polfest (2012); 3º Encontro Sul Americano de Folclore em Bossoroca/RS (2013); III Noite Cultural em Coqueiros do Sul (2013); 10º Encontro de Grupos Folcloricos e 10º Bailão do Chopp (2014); Carnaval de Santo Ângelo (2014); Festa das Etnias de Santa Rosa (2015) e 17ª Fenamilho Internacional (2015), 13ª Polfest Internacional (2016). E em 28 de março de 2015 realizou um Jantar Comemorativo aos seus 12 anos de existência que levou mais de 220 pessoas para a Dom Polski.

Completando 13 anos e a 14ª FENADI em 2016, com 26 integrantes o Grupo Folclórico Polonês Krakus almeja crescer e propagar o seu trabalho envolvendo os filhos de seus dançarinos e crianças da comunidade ijuiense. Além disto em suas metas está a busca pela incorporação da língua polonesa através de cantos que são entoados principalmente durante as danças apresentadas.

 

Etnias

Afros

Centro Culturais Herdeiros de Zumbi

Alemães

Centro Cultural 25 de Julho Ijuí

Árabes

Casa de Cultura Árabe de Ijuí

Austríacos

Centro Cultural Austríaco de Ijuí

Espanhóis

Centro de Cultura Espanhola

Gaúchos

Associação Tradicionalista Querência Gaúcha

E do velho mundo, deixando quimeras, Partiram na espera do recomeçar… Da saga imigrante, nós somos semente E honrar esta gente nos põe a cantar!⁠⁠⁠⁠
(Chico Roloff)

Siga nas Redes Sociais

União das Etnias de Ijuí – Copyright © 2016 – 2020. Todos os direitos reservados.